segunda-feira, agosto 12, 2013

Errar pode servir para alguma coisa



Não me esqueço do dia que eu descobri que os erros podem servir para alguma coisa. Eu era uma novata em uma empresa e a minha função era redigir ofícios e eu  SEMPRE cometia algum erro.

Às vezes sobrava uma vírgula, outras vezes faltava. Todos os meus erros estavam guardados na mesinha do fax.Sempre que eu olhava para aquela mesa atolada de papel me dava um nó no estômago.

Frases de amor e compreensão surgiam na minha cabeça: Como eu sou idiota! Como eu erro! Como quem espera sempre alcança um dia eu tive a minha Redenção. 

A minha supervisora precisava imprimir um material e ela queria que a impressão fosse feita em papel rascunho. Esta minha chefa é uma pessoa com imensa consciência ambiental. Então, ela me disse: "Só os nossos papéis não serão suficientes. Vá até outros departamentos e traga todos os papéis de rascunho que encontrar." Eu traduzi a frase desta forma:  Só os nossos erros, não serão suficientes. Arranje mais. Chegou o momento em que vamos descobrir por que erramos.


Passei de departamento em departamento com um sorriso nos lábios perguntando: Vocês têm rascunhos? Na verdade eu estava perguntando: Vocês erram? Logo eu cumpri a minha missão por que TODOS os departamentos erravam.  

Nesta sociedade que cobra a perfeição eu descobri por que erramos. Erramos para podermos crescer, evoluir. Os erros servem para podermos aprender com eles. Como descobrir qual estrada é a certa sem nunca errar? Por isso devemos errar com dignidade. Aceitar que erramos, mas não nós apegar aos erros. 

Este episódio só reforçou a frase que agora tenho como lema. Prepara-se para o pior e mire no melhor. Se tudo der errado eu só posso esperar que esteja tocando uma boa música.

Sei que parece egoísmo e é, mas eu me senti bem em saber que não estava sozinha no barco. Não era só eu que errava. Naquele dia eu tive uma noção real de que todos erram e todos sofrem. Aquela impressão que no jardim do vizinho a grama é mais verde se partiu completamente. Problema por problema, ao menos com meus erros eu estava acostumada.

 Foi naquele dia que eu desisti de ter a vida de outra pessoa. Confesso antes eu sentia certa inveja dos outros, mas depois eu pude perceber a vida alheia mais de perto. Recomendo isso! Recomendo ter amizade com alguém que  seja  a tradução da palavra sucesso.  Se observar mais de perto vai perceber que depois que a mascara cai, até esses erram e sofrem. Ninguém está imune. 

Afinal errar é humano, mas pode servir para alguma coisa. Crescer é uma delas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário