domingo, março 24, 2013

Papa Francisco e suas lições minimalistas.





Tenho a impressão que a vida é fácil, mas fazemos questão de complicar cada pequena atividade ou situação. Complicamos muito mais por hábito do que por real necessidade. Um bom exemplo de que é possível simplificar a vida vem do Papa Francisco. O que mais me chama atenção nesse novo Papa é que suas lições minimalistas são feitas através do exemplo e não por discursos vazios. 

Antes de se tornar papa Jorge Mario Bergoglio já demonstrava um comportamento simplista. Era conhecido por morar em uma habitação modesta, por preferir fazer sua própria comida e por andar de metrô. Como papa seu comportamento minimalista continua e eu separei aqui algumas atitudes que podemos copiar para tornar a vida mais simples. 

Escolha a simplicidade. O novo papa escolheu ser simples e renunciar muitos símbolos de poder que acompanham o  papa. No pescoço ele usava uma cruz de aço e não se envergonhou de repeti-la mais de uma vez.  Também podemos escolher restaurantes mais simples, roupas mais simples e por que não menos problemas. 

Defina o mais importante. Papa Francisco pediu aos seus compatriotas argentinos que não viajasse a Roma para acompanhá-lo na missa de instalação como pontífice. Ele preferiu que usassem o dinheiro para ajudar os necessitados. Saber o que é importante para nossa vida é uma arte. Em um mundo de excessos somos incentivados a querer objetos, dinheiro, status. No entanto, será que tudo isso é realmente necessário?

Elimine o que não é necessário. O novo papa excluiu a parte da cerimonia que recebia presentes. Ele preferiu ganhar tempo e dinamizar a cerimonia. Me faço constantemente a seguinte pergunta: O que é possível reduzir para tornar a vida mais produtiva?

Bom, foi isso que eu observei. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário