quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Bom psicólogo - versão do cliente.


O que é ser um bom psicólogo? Eu estava escrevendo sobre terapia no post passado e percebi que faltou falar sobre os bons terapeutas e como encontrá-los.

È  tãooo complicado achar um terapeuta. Acredito que muita gente desiste de fazer terapia não pelo processo, mas por que não encontrou a pessoa certa.

Não escolho terapeuta  pelo currículo ou pelo valor da sessão. Escolho terapeuta pela afinidade. A relação entre psicólogo e cliente tem que ter química. Não só química, mas português, biologia, física e matemática. Como bem disse o meu muso inspirador Fabrício Carpinejar.

Eu já escolhi terapeuta pelo número do CRP, já escolhi terapeuta por indicação, já escolhi terapeuta pelo currículo, já escolhi terapeuta pelo valor da sessão e nenhum desses métodos foram efetivos. O que foi mais efetivo até agora foi a afinidade. È claro que depois de um tempo você acaba se conhecendo e trabalhando dentro de algumas possibilidades. 

Por exemplo, eu sinto mais confiança em trabalhar com uma mulher do que com um homem. Eu prefiro um terapeuta corporal a um terapeuta comportamental. Isso não é regra para mim, só as minhas preferências.

Existe uma lenda de que bom terapeuta não tem problemas ou ao menos não deve ter. Isso é balela. Todo mundo tem problemas em maior ou menor grau. E isso de fato não importa por que quem vai resolver seus problemas, vai ser você.

Não acredito em pessoas que tem todas as respostas. Que se escondem atrás de uma pilha de livros e de teóricos. A melhor terapeuta que eu já tive na vida sempre repetia: Imagina que há um tempo eu era a última pessoa do mundo que poderia cuidar de alguém.

Era difícil imaginar isso, mas talvez fosse isso que a tornava especial. Ela não me olhava de cima para baixo como tantos outros já olharam. Não me olhava como se eu fosse uma idiota que estivesse sofrendo por nada. Ela entendia a minha dor, mas não me tratava como coitadinha. 

As pessoas acham que terapeuta dá conselhos, mas eu nunca encontrei terapeutas que me dessem conselhos. Alguns me indicaram leituras ou outros tratamentos, mas isso não é especificamente um conselho. Esta última terapeuta sempre dizia algo como: O que você pretende fazer sobre isso? Eu já sai da terapia há um tempo, mas eu ainda consigo ouvir sua voz na minha mente. Você tem certeza que você quer sofrer com esse assunto?

Também não acho que terapeuta está certo sempre. Já ouvi muita coisa que fez sentido e muitas dessas bem difíceis de engolir. No inicio eu retorcia um pouco na cadeira, mas no fundo eu sabia que ela estava certa. Eu também já ouvi muita, mas muita merda.No começo eu não tinha coragem de falar. Eu apenas ia embora. Depois eu comecei a argumentar e dizer: Isso que você está dizendo não faz sentido para mim.

Eu tive uma terapeuta (por pouco tempo é claro) que me fez desistir nas primeiras sessões. Ela disse: A minha sessão é muito cara. Pensa bem antes de marcar a próxima. Depois disso eu tenho comigo que um bom terapeuta não fala que sua sessão é cara. Afinal caro é aquilo que não vale a pena. 

Já paguei um valor alto para os meus padrões de grana e mesmo assim sinto que valeu cada centavo. Também tive a sensação de estar jogando dinheiro fora. O tempo passava e eu não via evolução nenhuma, não sentia a mínima vontade de ir à terapia. E nem a terapia resolvia o processo. Então, eu arrumava as malas e ia embora. Ainda bem que sempre a mala (emoções) estava mais leve do que quando eu cheguei. 

Um comentário:

  1. "Afinal caro é aquilo que não vale a pena"

    Amei essa frase!!!!

    ResponderExcluir