quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Uma lição de como enfrentar o medo.



O filme V de Vingança nos ensina uma lição preciosa de como devemos enfrentar o medo.

O filme V de Vingança estrelado por Natalie Portman e Hugo Weaving mostra uma fascinante história sobre liberdade e cidadania em um mundo fictício de ditadura e opressão. A película teve sua estréia em 2005, mas ainda apresenta um tema muito atual.

A história central mostra um homem que luta contra a dominação de um governo opressor que se utiliza de métodos antiéticos e letais para garantir a obediência do povo. Nesta narração, V se inspira no caso de Guy Fawkes, personagem histórico que lutou pelos seus ideais. V aparece todo o tempo mascarado uma forma de se proteger da ditadura e do anonimato.

Nas manifestações ocorridas no mês de julho de 2013, muitas pessoas foram às ruas usando a máscara de Guy Fawkes como um símbolo da luta pela liberdade e pelo direito de contestação e opinião. Embora, o filme seja usado para demonstrar uma luta política ele transcende essa abordagem e ensina uma importante missão sobre como vencer os vários tipos de medo que enfrentamos na nossa rotina.

A Crença no ideal e enfrentamento do medo.

O governo apresentado pelo filme mostra pessoas cruéis e preconceituosas que não toleram homossexuais ou pessoas que de alguma forma tente se opor as suas normas. Percebemos que existe uma referência clara a Hitler e a seus métodos brutais de exercer domínio.

No entanto, o que mais chama a atenção é que apesar da crueldade e da força imposta pelo governo alguns personagens como V, Eve e Valerie se mantêm firmes na crença dos seus ideais e na valorização e preservação da sua essência. Ressalto a beleza e a força da carta autobiográfica de Valerie que diz: “Nossa integridade é vendida por tão pouco, porém é tudo que temos” 

O medo é um sentimento que precisa superado a cada dia. Quantas pessoas a sua volta são acorrentadas pelas correntes invisíveis do medo? Gente que não fala sua real opinião sobre determinados assuntos para seu chefe, seu parceiro ou para seus amigos porque têm medo da avaliação alheia. Pessoas que carregam o medo de não ser suficiente ou mesmo o medo da morte. 

A lição mais bonita do filme é quando Eve enfrenta o medo da morte e não se rende aos guardas que ameaçam matá-la para defender a integridade de seus companheiros. Nesse momento, ela vivencia a real sensação de liberdade.  Em que ela não teme as consequências ruins como a morte porque tomar atitudes com as quais ela não concorda também é uma espécie de morte.

Enfrentar o medo não é fácil, mas é possível. O filme mostra que esse enfrentamento não é imediato, mas fruto de um processo que exige coragem, consciência, tempo e maturidade psicológica. Nelson Mandela disse em seu discurso épico que: “Quando nos nós libertamos do nosso próprio medo, nossa presença automaticamente libertará os outros” Se liberte. Liberte o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário