quinta-feira, novembro 07, 2013

Graus de Liberdade





Outro dia fui apresentada a um conceito da física que muito me intrigou. Meu namorado me falou sobre os graus de liberdade.  Eu nunca gostei de física, mas devo confessar que esse conceito de liberdade não pareceu chato ou enfadonho e sim poético. Bom, ao menos a parte que eu consegui entender.

E você deve estar se perguntado: “O que diz afinal esse conceito?” Calma, eu explico. Ou melhor, a Wikipédia explica: “Graus de liberdade é um termo genérico utilizado em referência a quantidade mínima de números reais necessários para determinar completamente o estado físico de um dado sistema. Este conceito é empregado em mecânica clássica e termodinâmica. Na mecânica, para cada partícula do sistema e para cada direção em que esta é capaz de mover-se existem dois graus de liberdade, um relacionado com a posição e outro com a velocidade”.

Não vou me meter a explicar física, mas eu achei muito interessante que até física tenta estabelecer numericamente a liberdade de um objeto.  E isso me fez pensar a respeito de liberdade. Será que somos realmente livres? Nossas crenças, nossos sonhos, nossa opinião sobre nós mesmos, nosso dinheiro determinam não só os fatores básicos que direcionam nossas vidas, mas os supérfluos também. 

O fato de eu ter nascido em Goiás e não em Massachusetts determina toda a minha existência. Minhas escolhas profissionais, pessoais e até os meus hábitos culinários. Você e eu somos realmente livres para escolhermos a vida desejada ou somos ancorados pelas circunstâncias reais que nós prendem? 

Pelo que pude entender somos presos, mas temos uma “pequena liberdade” que pode direcionar ou mesmo determinar nosso grau de satisfação com nós mesmos e também com o espaço tempo.  Não podemos escolher onde vamos nascer, nem mesmos algumas características genéticas (ao menos, não ainda).  

Porém, podemos escolher qual emprego teremos, determinar quanto queremos ganhar e com quem vamos nós casar.  De fato essa escolha pode demandar tempo, investimento e em alguns casos sofrimento, mas ainda que essa liberdade seja restrita, ela existe. 

É essa liberdade que define se você irá ou não postar algo estranho, obsceno ou provocativo no facebook. É essa liberdade que diz que você irá se ofender com algo ou deixará para lá, é essa liberdade que define que você irá desistir ou continuar.  Temos alguns graus de liberdade que nos separa de quem deveríamos ser.








Nenhum comentário:

Postar um comentário