segunda-feira, outubro 28, 2013

O segredo do pão de queijo



O dia não começa para mim se não houver um pão de queijo quente para anunciá-lo. Comer pão de queijo é muito mais que um hábito pessoal, já se tornou uma tradição local.  Afinal, Goiânia é a terra do pão de queijo. Eu sei que os mineiros levam a fama do estado do pão de queijo, mas nós não ficamos para trás. E não tem nada melhor que um pão de queijo quente com muito queijo acompanhado de um café igualmente quente.

Toda esquina tem uma padaria, uma lanchonete, um lugar qualquer que vende pão de queijo. O problema é que nem sempre é pão de queijo de verdade. Na maioria das vezes é pão de essência. Algo que se parece com queijo, mas não é queijo. O pão de essência engana a primeira vista, mas não consegue enganar o paladar treinado dos Goianos.

Ouvi de uma amiga um caso muito interessante sobre uma empresa mineira que fabricava pão de queijo congelado. Esta empresa foi vendida para um grupo de chineses que acharam queijo muito caro e decidiram substituí-lo por essência. O resultado foi uma tragédia é claro. Os chineses perderam vários clientes e decidiram que voltar a fórmula original seria muito, mas muito mais rentável. 

O segredo desse pão de queijo e de todos os outros é tão simples que me parece muito besta mencionar. O segredo do pão de queijo é o queijo. O que me irrita é que o segredo é muito óbvio. Claro que para fazer um pão de queijo é preciso tirar os anéis e o relógio e colocar a mão na massa. Também é preciso superar a gastura de ter aquela meleca amarela grudada nos dedos. Podemos aplicar a mesma lógica de fazer pão de queijo na nossa vida diária. Não adianta achar que o segredo é algo complicado e inalcançável.  O que realmente quero dizer com isso é que: Não existe formulas. O segredo é agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário