segunda-feira, outubro 28, 2013

A culpa é das estrelas - Uma resenha nada usual.

Acabo de ler o livro " A culpa é das estrelas". Li o livro todo em menos 10 horas. Estou me tornando realmente boa em ler livros relativamente grandes (259 páginas) em pouco tempo. Esse sempre foi o meu talento secreto. Não é nenhum mérito ler esse livro rapidamente (ele é bem escrito) e eu já gostava do John Green antes de saber que ele escrevia livros.

Eu assisto os vídeos do John Green  no youtube, ou melhor, eu tento assistir seus vídeos. Quase nunca existe legenda. Ele fala rápido demais com piadas muito específicas que meu conhecimento da cultura inglesa nem sempre consegue acompanhar, mas eu persisto porque as partes que eu entendo, são realmente relevantes e engraçadas. Quem quiser acompanhar seu vídeos é só acessar: http://www.youtube.com/watch?v=qwZIhJq9xBU

Finalmente um livro sobre adolescentes e para adolescentes que mostra uma visão realista da vida. Nada de personagens com super poderes ou de relacionamentos idealizados  ou de situações mágicas e inexplicáveis. O autor conseguiu escrever um best-seller sem nem um pingo de fantasia ou idealizações. Em crepúsculo é fácil identificar personagens idealizados, mas nesse livro não há nada idealizado. No livro  a Culpa é das Estrelas o autor mostra a vida como ela é, ou seja, diferente daquilo que a gente gostaria que fosse.

Basicamente,  o romance  mostra a vida de dois jovens adolescentes que tem câncer terminal e que são inteligentes, espertos e apaixonados. Pessoas reais, com problemas reais fazendo coisas corriqueiras como ver um filme, ler um livro, jogar videogame.

O que torna esse livro especial. É a visão que Hanzel e Gus têm da vida e principalmente a forma como eles encaram a morte.  Raramente um adolescente possui essa visão, mas eu dou um desconto porque a morte é realmente capaz de ensinar as pessoas a viverem de verdade.

Super recomendo esse livro que imediatamente entrou na minha lista de livros interessantes. Um livro bom para ler quando a chuva vem. Um livro com frases magnificas e que me fez lembrar que as coisas boas da vida podem e vão acabar de uma forma não planejada e mesmo assim fazer muito sentido.












Nenhum comentário:

Postar um comentário