segunda-feira, outubro 14, 2013

Desconfiança



Desconfiar é sempre olhar para os lados. É sempre esperar o pior. Segurar a bolsa e nunca soltar.  Sentar na ponta da cadeira e nunca encostar as costas. Nunca tirar os sapatos.  Sempre dormir de roupa. Pensar, pensar e pensar antes de falar. Nunca relaxar. Beijar e abrir o olho no meio do beijo para saber como está à cara do outro. 

O desconfiado sempre refaz o serviço O desconfiado sempre pede uma segunda, uma terceira, uma quarta opinião. O desconfiado ensaia a briga. O desconfiado tem uma grande chance de adquirir gastrite nervosa. O desconfiado não gosta de ensinar ele perde a paciência no meio do caminho, por que ele não confia que o outro vai aprender de fato.

 Não confunda o desconfiado com o precavido. A diferença entre os dois é gritante. O precavido é cuidadoso para não sofrer. O desconfiado gosta de sofrer. O precavido tranca a porta e dorme. O desconfiado tranca a porta, se esquece que trancou e acorda o parceiro no meio da noite para se certificar do ocorrido. 

O desconfiado confia desconfiando. Sempre faz um extenso trabalho de investigação. Sempre verificam a agenda e as chamadas do celular. Ser desconfiado é ser feliz a prestação. Ser desconfiado é viver divido: 50% preocupação 50% felicidade. O desconfiado quer ter o controle do incontrolável. A desconfiança nunca vem sozinha. O desconfiado é também inseguro, medroso e preguiçoso. 

O desconfiado tem medo do que tem a perder que acaba se esquecendo do que tem a ganhar. Como me disse uma vez um irmão de fé: Só confia no outro quem confia em si mesmo, não tem outra receita. Por tanto não me dê seus chocolates para eu guardar. Eu não confio em mim o suficiente para isso. Quantas vezes a gente fala para outro: Confie em mim, quando na verdade não confiamos em nos mesmos. 

Confiar é dormir pelado. Dormir de boca aberta.  Andar descalço. Confiar é não ter preguiça da vida. Por que se sujar ele lava. Se quebrar ele cola. Se rasgar ele costura. É não ter medo das dificuldades por que se tem certeza que vai conseguir superá-las. Confiar é difícil. Confiar é ser livre. Confiar é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário