segunda-feira, setembro 30, 2013

Ominia mea mecum porto




Sempre adorei a expressão latina que diz: Ominia mea mecum porto. A tradução desta expressão para português é algo como: Tudo que tenho carrego comigo. Esta cada vez mais difícil colocar esta expressão em prática, por que o nosso modo de vida nos empurra para termos muito mais do que é realmente necessário e acabamos nós perdendo no meio desses excessos.

Já tive muita dificuldade de fazer malas e isso sempre foi um problema em viagens. Hoje carrego muito menos do que antigamente, mas sei que posso diminuir meu fardo, tanto o físico como o emocional. Afinal, é um consenso entre os viajantes que quanto mais leve a mala, mais rápida e tranquila é a caminhada.

Lembro de uma conversa com um amigo psicólogo sobre o meu processo terapêutico. Eu disse: “Quando eu comecei na terapia eu achava que meu terapeuta era um carregador de malas, hoje eu o vejo com um consultor de bagagens.” Antes era difícil demais carregar todos os pesos e eu queria alguém para dividir os meus problemas, mas um terapeuta não pode te ajudar a carregar os seus pesos, ninguém pode.

Fazer terapia me ajudou a abrir a mala dos sentimentos, me fez trazer alguns dos meus sentimentos embolorados para a luz da consciência. Foi na terapia que eu percebi que muito dos meus comportamentos não serviam mais e eu tive que abandoná-los. Aprendi a colocar em prática a frase: Para ter a vida que você quer precisa deixar de lado os hábitos da vida que você tem. E isso foi aterrorizante, pois eu tinha que enfrentar o desconhecido e aprender a confiar no que ainda não existia. E esse é um exercício para a vida inteira.

Eu sei como é difícil se livrar dos fardos, mas eu também tenho certeza que eu vou passar cada dia da minha vida buscando tornar meu fardo mais leve, por que só dessa forma é possível avançar na vida. E avançar é o meu desejo mais profundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário