sexta-feira, agosto 30, 2013

Só a verdade salva




Quando eu era criança a minha mãe me ensinou que eu deveria contar a verdade custe o que custasse. Eu aprendi a lição e tentei dizer a verdade, mas nem sempre dizer a verdade me salvou de algo ruim, muitas vezes dizer a verdade me fez afundar ainda mais no buraco e não sair dele.

Hoje muitos anos depois dessa lição eu tenho algumas coisinhas para dizer sobre a verdade:

1)Primeiro eu acredito no poder da verdade, mas eu sei que nem todas as pessoas estão preparadas para esse momento. A grande maioria acha que esta preparada, mas não está. O pior é que essas pessoas cutucam a verdade e quando finalmente olham nos olhos dela se decepcionam ou se enraivecem.

2)A verdade não te livra automaticamente de nenhuma situação ruim. Dizer a verdade é como comprar a vista na maioria das vezes você tem desconto, mas por mais que o desconto seja interessante, você ainda vai ter que pagar a mercadoria. Quando eu digo pagar a mercadoria eu falo em assumir a responsabilidade. Mentir é como parcelar uma compra você vai ter que pagar, mas como o dinheiro não desaparece da sua conta imediatamente, você não sente que pagou, mas assim como a parcela do cartão de crédito a sua responsabilidade sempre vem. Não adianta fugir.

3)Às vezes por mais que você tenha bom senso, por mais que você tente ser uma pessoa justa e correta, por mais que você tenha estudado, por mais que todo mundo tenha lhe falado, às vezes você não percebe o óbvio, mesmo que o óbvio seja do tamanho de um elefante. As piores mentiras, não são aquelas que contamos para o outro.

As piores mentiras são as que contamos para nós mesmos na esperança de nós sentirmos amados ou aceitos. Mentir para si mesmo é algo sem volta, por que por mais que você consiga enganar seu pai, sua mãe, seu namorado, sua melhor amiga, seu pior inimigo, seu chefe, a secretária do seu dentista, sua psicóloga, o porteiro do seu prédio mais cedo ou mais tarde você vai entrar no seu quarto, vai fechar a porta e no escuro você vai se sentir uma imensa e absoluta farsa.


4)Existe um momento que é muito doloroso e complicado que é à hora da verdade. Se a mentira tem pernas curtas, a verdade além de ter pernas longas ela tem uma persistência diabólica. Eu sempre preferi viver uma verdade mais ou menos a mentira perfeita, mas eu tenho que dizer que enfrentar a verdade não é nada fácil.


5)Eu acredito que a verdade salva, mas antes de salvar ela queima, antes de salvar ela transforma tudo que lhe era familiar, antes de salvar ela torna a feição do seu rosto irreconhecível. A verdade é como um ácido fortíssimo que transforma tudo que não é certo em fumaça. Para ouvir a verdade é preciso coragem, para encarar a verdade é preciso fé, para ir até o fim é preciso sentir raiva, medo, dor tudo isso junto. Eu encaro a verdade, pois essa é a única forma de encurtar a distancia entre a imaginação e a realidade.

6)A melhor noticia de todas é que: Só a verdade salva.



Um comentário: