quinta-feira, agosto 22, 2013

O Poder da Vulnerabilidade





Acabei de assistir uma excelente palestra no TED que fala sobre o Poder da Vulnerabilidade. Estou totalmente viciada nessa ferramenta (TED) e considero um artifício fácil e barato para ter acesso a um conteúdo profundo e inovador. 

A palestra foi ministrada por Brené Brown.  Ela é professora da Universidade de Huston, nos EUA, estuda temas como coragem, autenticidade, vergonha e empatia. Essa palestra é a quinta mais assistida de toda a plataforma do TED e encanta pela simplicidade da pesquisadora e contadora de histórias e claro pela profundidade do tema. 

Apesar de falar sobre temas abstratos ela trata o assunto como uma pesquisadora dedicada que analisa a vergonha, o medo, a coragem e a conexão entre pessoas com avidez de um aficionado. O resultado são evidências científicas que comprovam um caminho que algumas pessoas “felizes” seguiram. 

Segundo Brené o que tornava essas pessoas realmente entusiasmadas é que elas de fato acreditavam que mereciam amor e pertencimento e isso as tornavam mais felizes tanto pessoal como profissionalmente.  
A melhor definição com certeza é o seu conceito de conexão.  Para que alguém possa realmente se conectar com outras pessoas e com o mundo é preciso que se desapegue da sua imagem ideal e aceite seu real comportamento. 

Abraçar a vulnerabilidade é admitir que o te torna frágil é o que te faz único no mundo. Ser vulnerável é conseguir agir e aceitar os fatos cotidianos sem tentar controlar ou prever, apenas aceitar.  Acho isso tão complicado. Isso explica por que ainda hoje vejo tantas pessoas sofrem com medo de declarar seu amor, seu afeto, suas fraquezas.  

 Conversando com um amigo que tinha medo de se declarar para uma moça. Ele dizia: " Mas ela não pode saber que eu estou interessado" A minha resposta foi:  Bom, mas isso é incoerente. A ideia é justamente é ela saber. Parece estranho alguém com trinta anos  ter medo de se sentir ridículo, mas esse medo acontece em qualquer idade.  Estar apaixonado é uma daquelas situações em que você corre o risco de não ser aceito, de não ser querido e isso é intimidador para maioria.


   Isto tudo parece tão óbvio, mas fez tanto sentido.  Quando Brené Brown diz essas palavras parece genial, então não deixe de ver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário