segunda-feira, julho 29, 2013

Existe Cura para a preguiça?


Eu nunca teria aprendido sozinha que a preguiça pode e deve ser inteligente. Uma vez eu ouvi de uma aluna: "Professora, eu tenho de preguiça de sofrer" Esta era a justificativa alegada para cumprir suas obrigações. Achei a frase genial. O preguiçoso clássico sofre antes, durante e depois. Antes ele sofre de ansiedade, durante ele sofre de vergonha e depois ele sofre com a culpa.

Sinto uma imensa admiração por todos aqueles que conseguem utilizar sua preguiça como motivação. Pessoas que conseguem buscar soluções para evitar todo o trabalho burro e chato.Conheço pessoas assim que inventam programas no computador para evitar o serviço desnecessário. A famosa macro.

Outro comportamento que evita o serviço burro é conhecer seus hábitos e limitações. Nem sempre o esforço é inteligente. Muita gente se esforça para terminar um detalhe que não irá fazer tanta diferença assim no produto final.

Admiro muito pessoas que se conhecem a ponto de não contar nenhuma mentira para si mesmo. Pessoas que só assumem compromissos que podem cumprir. Que preferem resolver logo uma situação a ficar ensebando. Gente que consegue planejar suas ações de forma real e não pensar em grandeza ou em prazos impossíveis. Pessoas que são como minha aluna e tem muita preguiça de sofrer. Devo confessar que estou começando a trilhar esse caminho e gostando muito dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário