segunda-feira, abril 22, 2013

O minimalismo de Steve Jobs

Tem um ano que eu comecei a me interessar por um estilo de vida mais simples e desde de então comecei a buscar exemplos de pessoas que realmente tivessem um comportamento minimalista. Eis, que ao ler a biografia de Steve Jobs eu descubro entre muitas outras coisas, que ele não era só um dos criadores da Apple, mas uma pessoa minimalista. 

Não é só o design dos produtos da Apple que têm esse traço marcante de simplicidade e utilidade.  Uma leitura mais profunda mostra que Steve foi muito mais que um design revolucionário e ler os detalhes de sua história me leva a chegar a seguinte conclusão: O seu perfecionismo era ao mesmo tempo sua maior qualidade e o seu maior defeito. 

 No entanto, Jobs não era minimalista por ser uma pessoa simples. Sim, ele até tentava ser uma pessoa simples e em muitos momentos buscou alcançar a iluminação, mas ele foi boa parte do tempo uma pessoa muito complexa e pedante.

Sua casa com pouquissimos móveis retrata não só o minimalismo, mas principalmente o seu perfecionismo. Ele não tinha movéis, pois não conseguia aceitar nada além daquilo que ele julgava perfeito. Não era da sua natureza aceitar qualquer objeto só para preencher espaços vazios. De qualquer forma e apesar dos seus defeitos os habitos minimalista de Steve Jobs e sua forma quase obsessiva de dar forma há um objeto transformaram o mundo. 

 











 


Nenhum comentário:

Postar um comentário