sexta-feira, janeiro 06, 2012

Resposta sobre o curso de meditação vipassana.

 Recebi um comentário perguntando sobre o curso de meditação vipassana. Eu poderia mandar um email, mas eu não achei um email nos contatos da pessoa que me enviou a pergunta. Então, resolvi responder por aqui mesmo.

A pergunta foi: Fico pensando se quando voltar do vipassana vou continuar querendo sair com os amigos, me divertir, namorar, enfim, este tipo de coisa?

A meditação vipassana provoca reações diferentes em cada pessoa, por tanto vou responder de acordo com a minha percepção da situação. Durante os dez dias de meditação você age de acordo com um monge, ou seja, você faz voto de silêncio, muda sua alimentação, tem uma rotina de meditação de quase 12 horas por dia.

Provavelmente tudo isso já foi esclarecido no ato da inscrição. Não tenha medo de voltar do vipassana, essa é a parte que você não deve temer. Aliás, não tema nada, se isso for possível.

Um amigo meu sempre diz: O melhor do vipassana não é ir e ficar lá, o melhor é voltar do vipassana. Você volta à mesma pessoa, mas com mais consciência e mais condições de lidar com os problemas a sua volta. 12 horas de meditação durante 10 dias lhe dá muito mais paciência e noção de quais são os seus problemas reais.

Quando eu voltei do curso demorei mais ou menos uma semana para me acostumar com a rotina normal, ou seja, sair com os amigos, namorar. Todas essas atividades tiveram um sabor muito melhor, muito melhor mesmo, pois você aprende a estar em cada momento e ter mente para poder desfrutar realmente da companhia das pessoas.

 Eu descobri que dez dias como monges não me tornam uma monja, mas me trás vários benefícios. Eu voltei muito mais leve e com esperanças para trabalhar o que está de errado na minha vida.

O único conselho que eu posso lhe dar a respeito desse curso é: A-P-R-O-V-E-I-T-E. Eu sei que vai ter horas que cada minuto vai parecer 10 horas, eu sei que provavelmente você vai sentir muitas dores de ficar na mesma posição, eu sei que sua mente vai lhe pregar peças, mas é uma oportunidade maravilhosa de se conhecer, maravilhosa mesmo. Vá fique os dez dias, aproveite o silêncio, a comida, a natureza, a tranqüilidade para pensar na vida, para ficar consigo mesmo e se renove.

Qualquer dúvida ou pergunta especifica me mande um email no dfaramos@gmail.com que eu lhe respondo diretamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário